Reflexão do Evangelho 16/07/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Memória de Nossa Senhora do Carmo
“A feliz celebração de Nossa Senhora do Carmo nos permite recordar que a grande alegria de Deus é vir à alma de seus amigos para estar e habitar com eles.”

Evangelho de hoje, 16 de julho (Mt 12,46-50): «O que cumpre a vontade de meu Pai celestial, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe»
Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com Ele. Alguém lhe disse: «Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo». Ele respondeu àquele que lhe falou: «Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?». E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: «Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».

COMENTÁRIO: «Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?» Se alguém pensa usar esta passagem para desmerecer a Mãe de Jesus, lembre-se que ela é o modelo perfeito e acabado dos que fazem a vontade do Pai. Ninguém como ela foi tão submissa e abandonada aos desígnios divinos. A Igreja sempre professou com plena certeza que Jesus Cristo não teve irmãos de sangue em sentido próprio: é o dogma da perpétua virgindade de Maria. É evidente o amor de Jesus por Sua mãe Santa Maria e por São José, seu paizinho adotivo. O Nosso Salvador aproveita este episódio para nos ensinar que no Seu Reino os direitos de sangue não têm primazia. Em Lc 8,19 encontramos a mesma doutrina. O que faz a vontade do Seu Pai Celeste é considerado por Jesus como da Sua própria família. Por isso, mesmo sacrificando os sentimentos naturais da família, deverá abandoná-la quando lhe peça o cumprimento da missão que o Pai lhe confiou (Lc 2,49). Podemos dizer que a própria Virgem Maria é mais amada por Jesus por causa dos laços criados entre ambos pela graça do que em virtude da geração natural, que fez d’Ela Sua Mãe segundo a carne: a maternidade divina é a fonte de todas as outras prerrogativas da Santíssima Virgem; mas esta mesma maternidade é, por sua vez, a primeira e a maior das graças outorgadas a Maria.

Orai sem cessar: “Feliz o seio da Virgem Maria, que trouxe o Filho do eterno Pai!”
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos nossos irmãos da região Sul!
Sangue de Cristo, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler