Reflexão do Evangelho 16/08/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 16 de agosto (Mt 19,23-30): «Para Deus tudo é possível»
Disse Jesus a seus discípulos: «Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus». Ouvindo isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: «Quem, pois, poderá salvar-se?». Jesus olhou bem para eles e disse: «Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível». Em seguida, Pedro tomou a palavra e disse-lhe: «Olha! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de vos sentar em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Ora, muitos que são primeiros serão últimos, e muitos que são últimos serão primeiros».

COMENTÁRIO: “Deixar tudo para seguir a Cristo!” Na verdade, é uma grande coisa «deixar tudo», mas é ainda mais importante «seguir a Cristo»; porque, como aprendemos através dos livros, muitos deixaram tudo, mas não seguiram a Jesus. Seguir Jesus é a nossa tarefa, o nosso trabalho, e nisso consiste o essencial da salvação do homem; mas não podemos seguir a Cristo se não abandonarmos tudo o que nos entrava. Porque «Ele sai, a percorrer alegremente o seu caminho como um herói» (Sl 18,6), e ninguém pode segui-Lo carregado com fardos. «Nós deixamos tudo para Te seguir», diz Pedro, não apenas os bens deste mundo, mas também os desejos da nossa alma. Porque quem continua apegado, nem que seja a si mesmo, não abandonou tudo. Mais ainda, não serve de nada deixar tudo à exceção de si mesmo, porque não há para o homem fardo mais pesado que o seu eu. Que tirano será mais cruel, que senhor será mais impiedoso para o homem do que a sua própria vontade? Por consequência, é necessário que deixemos os nossos bens e a nossa vontade própria se queremos seguir Aquele que não tinha sequer «onde reclinar a cabeça» (Lc 9,58) e que não veio para fazer a Sua vontade, mas a vontade daquele que O enviou (Jo 6,38) – (São Pedro Damião, eremita, bispo e doutor da Igreja).

Orai sem cessar: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!”
Santo Estevão da Hungria, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler