Evangelho de hoje, 16 de dezembro (Mt 21,28-32): «Um homem tinha dois filhos…»
«Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de atitude e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi». Qual dos dois fez a vontade do pai?». Os sumos sacerdotes e os anciãos responderam: «O primeiro». Então Jesus lhes disse: «Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Pois João veio até vós, caminhando na justiça, e não acreditastes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele».
COMENTÁRIO: A vontade de Deus é vida! O primeiro grau da contemplação, meus amados, é considerar incessantemente o que o Senhor deseja, o que Lhe apraz, o que Lhe é agradável. Todos O ofendemos em muitas coisas, a nossa falta de simplicidade fere a retidão da sua vontade, o que nos impede de nos unirmos, de nos ligarmos a Ele. Humilhemo-nos, pois, sob a mão poderosa do Deus altíssimo, expondo a nossa miséria diante dos olhos da sua misericórdia e dizendo-Lhe: «Cura-me, Senhor, e ficarei curado; salva-me e serei salvo» (Jr 17,14), e ainda: «Senhor, tem compaixão de mim; cura-me, embora tenha pecado contra Ti!» (Sl 41,5). Quando o olhar do coração é purificado por este tipo de pensamentos, o coração não vive já cheio de amargura, mas nas delícias que se encontram no Espírito de Deus. Já não consideramos qual é a vontade de Deus sobre nós, mas qual é essa vontade em si mesma. Ora, Deus quer a vida, e não há nada mais útil nem mais vantajoso do que viver de acordo com a sua vontade. Por isso, na medida do possível, apliquemos o empenho que colocamos em querer conservar a nossa vida a não nos desviarmos do caminho que a ela conduz. (São Bernardo, monge cisterciense, doutor da Igreja)
Orai sem cessar: “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21)
Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância na espera do Menino Deus!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

