Reflexão do Evangelho 17/05/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 17 de maio (Jo 14,27-31a): «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz»
Disse Jesus a seus discípulos «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou».

COMENTÁRIO: «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou». A saudação ordinária do povo hebreu recupera na boca do Senhor o seu sentido mais profundo; a paz é um dos dons messiânicos por excelência (Is 9,7; 48,18; Mt 10,22; Lc 2,14; 19,38). A paz que nos dá Jesus transcende por completo a do mundo, que pode ser superficial e aparente, compatível com a injustiça. Pelo contrário, a paz de Cristo é, sobretudo, reconciliação com Deus e entre os homens, um dos frutos do Espírito Santo (Gal 5,22-23), «é serenidade da mente, tranquilidade da alma, simplicidade do coração, vínculo de amor, união de caridade: não pode adquirir a herança de Deus quem não cumpra o Seu testamento de paz, nem pode viver unido a Cristo quem está separado do cristianismo». Quando Deus te visitar, hás de sentir a verdade daquelas saudações: «dou-vos a paz…, deixo-vos a paz…, a paz seja convosco… E isto, no meio da tribulação» (Caminho, n° 258).

«A paz terrena é imagem e fruto da paz de Cristo. Pelo sangue da sua cruz, Ele, levando em Si próprio a morte à inimizade, reconciliou com Deus os homens e fez da sua Igreja o sacramento da unidade do gênero humano e da sua união com Deus» (CIC, nº 2.305)
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler