Reflexão do Evangelho 17/11/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 17 de novembro (Lc 19,41-44): “Jesus chora sobre a Cidade Santa”
Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar e disse: «Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada».

COMENTÁRIO: “O tempo é hoje. Por que esperar para amanhã?” O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos dizer, que Jesus se angustia ao se aproximar da cidade de Jerusalém, a ponto de não conter suas lágrimas. O Filho de Deus chora sobre Jerusalém, não tanto, pelo martírio que Ele haveria de passar, o que aconteceria ali, e sim, pela dor de ver um povo desperdiçar a graça de Deus! Um povo que tinha tudo para ser feliz, que tinha nas mãos a chave da felicidade plena, mas que não se deu conta de tamanha dádiva! Fechados em si mesmos, eles não quiseram enxergar na pessoa de Jesus, a presença do Messias, o Filho de Deus! Jesus chorou sobre Jerusalém porque o povo para quem Ele veio não o recebeu. Prevendo todas as consequências que adviriam dessa recusa ao Projeto do Pai, Ele lamentou: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!” Jesus continua ainda nos dias de hoje a nos acenar e a nos propor dias de paz, porém, muitas vezes nós também O rejeitamos e por isso Ele chora olhando para nós como olhou para Jerusalém. Não fazemos ideia de como magoamos o coração de Deus com a nossa recusa, porque nos achamos muito sem importância, e não percebemos que o valor que temos para Deus é muito maior do que o que nós próprios nos damos. Jerusalém hoje sou eu – é você! Olhemos para o mundo, com o olhar de Jesus, com o mesmo sentimento Dele, deixando-nos guiar pelo seu testemunho de amor e de fidelidade ao Pai! É por meio Dele, que vamos encontrar novas motivações para vivermos segundo a luz da verdade que liberta e salva!

Orai sem cessar: “Visita-me, Senhor, com teu auxílio salvador!”
Santa Isabel da Hungria, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler