Reflexão do Evangelho 18/01/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 18 de janeiro (Mc 3,7-12): «Veio ter com Jesus uma grande multidão, por ouvir contar tudo o que Ele fazia».
Jesus, então, com seus discípulos, retirou-se em direção ao lago, e uma grande multidão da Galileia o seguia. Também veio a ele muita gente da Judéia e de Jerusalém, da Idumeia e de além do Jordão, e até da região de Tiro e Sidônia, porque ouviram dizer quanta coisa ele fazia. Ele disse aos discípulos que providenciassem um barquinho para ele, a fim de que a multidão não o apertasse. Pois, como tivesse curado a muitos, aqueles que tinham doenças se atiravam sobre ele para tocá-lo. E os espíritos impuros, ao vê-lo, caíam a seus pés, gritando: «Tu és o Filho de Deus». Mas ele os repreendeu, proibindo que manifestassem quem ele era.

COMENTÁRIO: Uma grande multidão o seguia! Este Evangelho mostra uma cena que sempre se repetia: Jesus de Nazaré procurado, cercado e quase atropelado pelas multidões, a tal ponto que os discípulos precisam protegê-lo, “isolando-o” em uma barca. A Palestina invadida e dominada pelos romanos vivia um momento de grande mobilidade social. As terras devastadas não só haviam deslocado parte da população, mas deixaram grande massa do povo sem trabalho fixo. Independente do contexto histórico, Jesus sempre atrairá multidões. O mesmo ocorreria com seus missionários (Vicente de Paulo, Luís de Montfort, Emiliano Tardiff, Pio de Pietrelcina). Quando São João Paulo II esteve na França pela última vez, a mídia anticlerical se perguntava, espantada, o que é que atraía tal multidão a vê-lo e ouvi-lo. Na Jornada Mundial da Juventude, em Colônia [2005], já com Bento XVI, a mesma perplexidade vazava dos jornais da TV. De algum modo, o povo percebe a presença de Cristo em seus representantes e busca por sua Palavra como nos tempos de sua passagem pela terra. Mais que no íntimo de cada um, é nas multidões que fica mais nítida a fome de Deus. De fato, ele anda conosco…

Reflexão: «Ao liberar algumas pessoas de males terrestres: fome, injustiça, doença, possessões, morte, Jesus operou sinais messiânicos. Ele, no entanto, não veio para abolir todos os males da terra, mas para liberar os homens da mais grave das escravidões, a do pecado (CIC, n°549). Em outras palavras: Jesus veio ao mundo para nos salvar!
À Jesus, toda honra, E louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler