Reflexão do Evangelho 18/09/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 18 de setembro (Lc 7,31-35): “Geração má e ingrata!”
Naquele tempo, disse Jesus: “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’ Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.

COMENTÁRIO: «Entender os sinais dos tempos». Quem é sábio dá testemunho de sabedoria. Neste Evangelho Jesus compara os homens daquela geração com “crianças” insatisfeitas, murmuradoras e frustradas que não sabem o que querem nem o que buscam. Ele faz uma comparação às nossas infantilidades quando duvidamos das ações de Deus na nossa vida. Não queremos perceber os Seus sinais, somos insatisfeitos, desejamos que as coisas aconteçam de acordo com a nossa conveniência. Não temos convicção nem de quem somos nem do que queremos e nem mesmo qual é o ideal da nossa vida. Reclamamos de tudo e de todos; não aproveitamos o momento e a oportunidade para apreendermos, com o sofrimento, ou com a bonança, na alegria ou na tristeza. Deixemos que a Palavra de Deus chegue ao nosso coração e nos converta, nos mude, nos transforme com sua força. Mas para isso, peçamos o dom da humildade. Somente o humilde pode aceitar a Deus; e permitir que se aproxime de nós, que como publicanos e pecadores necessitamos que nos cure. Ai daquele que acredita não necessitar do médico! O pior para um doente é acreditar-se sadio, porque o mal avançará e nunca será medicado. Todos estamos doentes de morte, e somente Cristo pode nos salvar, sejamos ou não conscientes disso!

Leia a Bíblia: “O Reino de Deus se manifesta lucidamente aos homens na palavra, nas obras e na presença de Cristo.” Acolher a Palavra de Jesus é “acolher o próprio Reino.” (O Catecismo, §764)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler