Reflexão do Evangelho 18/10/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Festa de São Lucas, Evangelista
“São Lucas esteve constantemente em busca da verdade, aprofundando-se cada vez mais no conhecimento de Nosso Senhor; e o fez com tanto empenho que terminou dando a vida para não renunciar à verdade que encontrou em Cristo Jesus.”
Evangelho de hoje, 18 de outubro (Lc 10,1-9): «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos»
O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho!» Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’».

COMENTÁRIO: São Lucas, companheiro e colaborador dos apóstolos. Lucas era inseparável de Paulo e foi seu colaborador na pregação do Evangelho, como ele próprio evidencia, não para se glorificar, mas impelido pela verdade. Com efeito, quando Barnabé e João, chamado Marco, se separaram de Paulo e embarcaram para Chipre, Lucas escreveu: «Embarcamos para Tróade» (At 16,11); e descreve detalhadamente toda a viagem e a sua chegada a Filipos, onde anunciaram a Palavra pela primeira vez. No relato da viagem com Paulo, conta as situações com toda a precisão possível. Tendo estado presente em todos os acontecimentos, Lucas os registou de maneira rigorosa; não se encontra nele mentira nem orgulho, porque todos aqueles fatos eram conhecidos. Lucas não foi apenas companheiro, foi também colaborador dos apóstolos, sobretudo de Paulo, que o diz claramente nas suas cartas: «Demas abandonou-me por amor ao mundo presente e foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, e Tito para a Dalmácia. Lucas é o único que está comigo» (2Tim 4,9-11). Isso prova com clareza que Lucas esteve sempre inseparavelmente ligado a Paulo. Na carta aos Colossenses, também lemos: «Saúda-vos o amado Lucas, o médico» (Col 4,14). Por outro lado, conhecemos muitos acontecimentos do Evangelho – e dos mais importantes – unicamente por Lucas. Quem sabe, de resto, se Deus não fez de modo que muitas passagens do Evangelho tivessem sido reveladas apenas por Lucas para que todos se deixassem guiar pelo testemunho que vem em seguida, [no seu segundo livro] sobre os atos e a doutrina dos apóstolos, e, guardando inalterada a regra da verdade, todos pudessem ser salvos. Assim, o testemunho de Lucas é verdadeiro; o ensinamento dos apóstolos é manifesto, sólido, e nada esconde. Tais são as vozes da Igreja, de onde toda a Igreja retira a sua origem (Santo Ireneu de Lyon, bispo, teólogo, mártir).

Orai sem cessar: “Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus” (Ez 34,11.23s).
São Lucas, Evangelista, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
A Jesus toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler