Reflexão do Evangelho 18/12/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 18 de dezembro (Mt 1, 18-24): “José, filho de Davi, esposo de Maria”
A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: «José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados». Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: «Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco». Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.

COMENTÁRIO: «Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor!» Como foi fiel em humildade, este grande santo! E tal não se pode dizer com base na sua perfeição, pois, apesar de ser quem era, em que pobreza e opróbrio viveu durante toda a sua vida, sob os quais escondeu e encobriu as suas grandes virtudes e a sua dignidade. Na verdade, não tenho dúvida nenhuma de que os anjos, cheios de admiração, vieram em “bando” considerar e admirar a sua humildade, quando ele guardava o Menino na oficina onde praticava o seu ofício, para alimentar o Filho e a Mãe que lhe estavam confiados. Não há dúvida de que São José foi mais valente que David e mais sábio que Salomão [seus antepassados]; no entanto, vendo-o reduzido ao exercício da carpintaria, quem poderia conceber tal coisa sem estar iluminado pela luz celeste, tão bem escondidos ele trazia os dons admiráveis com que Deus o tinha agraciado? Mas tinha de ter muita sabedoria, visto que Deus tinha posto a seu cargo o seu glorioso Filho, o Príncipe universal do céu e da terra! E, apesar de tudo, vedes como ele se rebaixou e humilhou mais do que se poderia dizer ou imaginar: foi à sua terra, à sua cidade de Belém, e ali ninguém foi mais rejeitado por todos do que ele. Vede como o Anjo o conduz à sua vontade: diz-lhe que tem de ir para o Egito e ele vai; ordena-lhe que regresse e ele regressa. Deus quer que ele se mantenha sempre pobre e ele a isso se submete amorosamente, e não apenas durante algum tempo, pois permaneceu pobre toda a sua vida (São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja).

Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância a espera do Senhor Jesus!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏🌲Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler