Reflexão do Evangelho 19/02/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 19 de fevereiro (Mt 5, 38-48): «Sede perfeitos, como o vosso Pai Celeste é perfeito!»
«Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminhe dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado». Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito».

COMENTÁRIO: «Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste»! «Com este sinal reconhecemos que estamos em Deus: se como Ele formos perfeitos!» São João quer dizer aqui: perfeitos no amor (1Jo 4, 17). Qual é a perfeição do amor? Amar os nossos inimigos e amá-los a tal ponto que se tornem nossos irmãos. Com efeito, o nosso amor não deve ser segundo a carne. Por conseguinte, ama os teus inimigos desejando que se tornem teus irmãos; de modo que sejam chamados a entrar em comunhão contigo. De fato, assim amou Aquele que, suspenso na Cruz, dizia: «Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem». Queria arrancá-los à morte eterna através de uma oração cheia de misericórdia e com grande força. Aliás, muitos acreditaram e foram perdoados de terem vertido o sangue de Cristo. Verteram-no encarniçando-se contra Ele; seguidamente, beberam-no quando acreditaram. «Com este sinal sabemos que estamos n’Ele: estando n’Ele somos perfeitos». É a esta perfeição do amor aos inimigos que o Senhor nos convida quando diz: «Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste» (Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja).

Orai sem cessar: «O amor aos inimigos constitui o núcleo da “revolução cristã”, que não depende dos recursos humanos, mas que é um dom de Deus. Esta é a novidade do Evangelho, que muda o mundo silenciosamente» (Bento XVI).
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler