Reflexão do Evangelho 19/11/2025

Evangelho de hoje, 19 de novembro (Lc 19, 11-28): “A parábola das minas”
Estando eles a ouvir estas coisas, acrescentou Jesus uma parábola, por estar perto de Jerusalém e por eles pensarem que se ia manifestar imediatamente o Reino de Deus. Disse-lhes: «Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus servos, entregou a cada um uma bolsa de dinheiro e disse: Negociai com isto até que eu volte. Seus concidadãos, porém, tinham aversão a ele e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: Não queremos que esse homem reine sobre nós. Mas o homem foi nomeado rei e voltou. Mandou chamar os servos, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber que negócios cada um havia feito. O primeiro chegou e disse: Senhor, a quantia que me deste rendeu dez vezes mais. O homem disse: Parabéns, servo bom. Como te mostraste fiel nesta mínima coisa, recebe o governo de dez cidades. O segundo chegou e disse: Senhor, a quantia que me deste rendeu cinco vezes mais. O homem disse também a este: Tu, recebe o governo de cinco cidades. Chegou o outro servo e disse: Senhor, aqui está a quantia que me deste: eu a guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste. O homem disse: Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Sabias que sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. Então, por que não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros. Depois disse aos que estavam aí presentes: Tirai dele sua quantia e dai àquele que fez render dez vezes mais. Os presentes disseram: Senhor, esse já tem dez vezes a quantia! Ele respondeu: Eu vos digo: a todo aquele que tem, será dado, mas àquele que não tem, até mesmo o que tem lhe será tirado. E quanto a esses meus inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente».

COMENTÁRIO: «Os dons de Deus e a liberdade do homem!» O homem tem alguma coisa para oferecer a Deus? Tem, sim: a sua fé e o seu amor. É isto que Deus pede ao homem; por isso está escrito: «E agora, Israel, o que o Senhor, teu Deus, exige de ti é que temas o Senhor, teu Deus, para seguires todos os seus caminhos, para O amares, para servires o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma» (Dt 10,12). São esses os presentes, os dons que devemos oferecer ao Senhor. Mas, para Lhe oferecermos esses dons com o coração, temos primeiro de O conhecer… Deus pediria alguma coisa ao homem se este não fosse capaz de corresponder aos pedidos de Deus e de Lhe oferecer o que Lhe deve? Porque há o dom de Deus, mas há também a contribuição do homem. Por exemplo, o homem tem poder para fazer com que uma moeda de ouro renda outras dez ou só cinco; mas depende de Deus que o homem possua essa moeda de ouro com que pode produzir outras dez. Quando apresentou a Deus essas dez moedas de ouro que ganhou, o homem recebeu um novo dom, já não em dinheiro: recebeu o poder e a realeza sobre dez cidades. Da mesma maneira, Deus pediu a Abraão que Lhe oferecesse o seu filho Isaac, num dos montes que haveria de lhe indicar. E Abraão, sem hesitar, ofereceu o seu filho único: pô-lo sobre o altar e pegou no cutelo para o degolar; mas logo uma voz o reteve e foi-lhe dado um carneiro para imolar em substituição do filho (Gn 22). Vê bem: o que oferecemos a Deus continua a ser nosso; mas essa oferenda é-nos pedida para que, ao oferecê-la, testemunhemos o nosso amor a Deus e a fé que nele temos (Orígenes, presbítero, teólogo).

Orai sem cessar: “A quem muito foi dado”, diz o Senhor, “muito será exigido”
Santos Roque González, Afonso Rodriguez e João de Castilho, rogai por nós, pelo Brasil, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler