Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 19 dezembro (Lc 1,39-45): «Aonde Maria chega, está presente Jesus»
Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!»
COMENTÁRIO: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!» Maria, ao conhecer pela revelação do Anjo a necessidade em que se achava sua prima Santa Isabel, próxima já do parto, apressa-se a prestar-lhe ajuda, movida pela caridade. Radiante de felicidade, a Santíssima Virgem não repara em dificuldades. Embora não saibamos o lugar exato onde se achava Isabel Isabel (supõe-se hoje que é Ayn Karim), em qualquer caso o trajeto desde Nazaré até à montanha da Judeia supunha na antiguidade uma viagem de quatro dias. Este fato da vida da Santíssima Virgem tem um claro ensinamento para nós cristãos: devemos aprender d’Ela a solicitude pelos outros, a graça da disponibilidade. “Aonde Maria chega, está presente Jesus. Quem abre o seu coração à Mãe encontra e acolhe o Filho e fica repleto da sua alegria. A verdadeira devoção mariana nunca ofusca nem diminui a fé e o amor a Jesus Cristo nosso Salvador, único mediador entre Deus e os homens. Ao contrário, a entrega a Nossa Senhora é um caminho privilegiado, experimentado por tantos santos, para um seguimento fiel do Senhor. Confiemo-nos, pois, a Ela com filial abandono!” (Bento XVI). Não podemos conviver filialmente com Maria e pensar apenas em nós mesmos, nos nossos problemas. A solidariedade de Maria fez com que a alegria fosse levada à casa de Izabel… Existe alguém precisando da sua visita neste tempo de Natal? Maria quer entrar na sua casa, na sua vida. Deixe-se abraçar por Ela. Ela é a alegria de Jesus!
Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância na espera do Menino Deus!
«Quando Maria entra em casa de Isabel, a sua saudação é cheia de graça. Neste encontro o protagonista silencioso é Jesus. Maria o carrega em seu seio como um tabernáculo, e o oferece a nós como o presente mais sagrado. Onde quer que Maria chegue, Jesus se faz presente» (Bento XVI).
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!