Reflexão do Evangelho 20/03/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 20 de março (Jo 8,31-42): «A verdade vos libertará»
Jesus disse aos judeus que acreditaram nele: «Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres». Eles responderam: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, o filho nela permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão. No entanto, procurais matar-me, porque minha palavra não encontra espaço em vós. Eu falo do que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai». Eles responderam: «Nosso pai é Abraão». Jesus, então, lhes disse: «Se fôsseis filhos de Abraão, praticaríeis as obras de Abraão! Agora, no entanto, procurais matar-me, porque vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras do vosso pai». Eles disseram então a Jesus: «Nós não nascemos da prostituição. Só temos um pai: Deus». Jesus respondeu: «Se Deus fosse vosso pai, certamente me amaríeis, pois é da parte de Deus que eu saí e vim. Eu não vim por conta própria; foi ele quem me enviou».

COMENTÁRIO: O pecado escraviza! No Evangelho de hoje, o Senhor diz aos que nele acreditaram: “A verdade vos libertará”. Mas libertar em que sentido? A resposta vem logo em seguida: “Aquele que comete pecado é escravo do pecado”, de maneira que, se permanecermos na palavra do Filho, Ele nos fará livre dos laços da iniquidade e de Satanás. Eis aqui a chave de leitura de todo o mistério pascal, que celebraremos dentro de pouquíssimos dias. Pelo pecado, com efeito, o homem se torna réu de morte eterna e escravo do demônio. Por seu sacrifício vicário na cruz, Nosso Senhor livrou-nos desses males; no entanto, para tirarmos verdadeiro proveito de sua Redenção, precisamos esforçar-nos, com o auxílio da graça, por lutar contra a causa de toda escravidão: o pecado mesmo. É irônico que, nos tempos que correm, tantos levantem a voz para reivindicar toda sorte de liberdades quando, ao mesmo tempo, cedem às faltas morais mais indignas e escravizantes. O mundo quer falsas liberdades para acorrentar-se, com cada vez mais força, aos seus próprios vícios. Mas o cristão consciente de sua fé sabe que esses desvarios do mundo não passam de mentiras, disseminadas por aquele que é homicida desde o princípio. Para não cairmos nos mesmos enganos com que o inimigo tem o mundo sob os seus pés, precisamos ter contato diário com a verdade de Cristo, e isso se faz pela leitura meditada das Escrituras, o estudo do Catecismo e, principalmente, a oração constante. Com o coração fortalecido pela Palavra de Deus e a inteligência enriquecida com as verdades da fé, dirijamo-nos todos os dias ao Coração Sagrado daquele que nos comprou de volta a um altíssimo preço, o preço de seu Sangue.

Orai sem cessar: “Jesus é a única verdade que nos liberta e nos salva!”
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler