Domingo: Páscoa da ressurreição do Senhor!
«Este é o dia da vitória do Senhor: cantemos e alegremo-nos!» (Sl 117, 24)
Evangelho de hoje, 20 de abril (Jo 20,1-9): «Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou!» (Lc 24,5-6)
No primeiro dia da semana, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Ela saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus mais amava. Disse-lhes: «Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram». Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, e o outro discípulo correu mais depressa, chegando primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Simão Pedro, que vinha seguindo, chegou também e entrou no túmulo. Ele observou as faixas de linho no chão, e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. O outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também, viu e creu. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.
COMENTÁRIO: Tu ressuscitaste dentre os mortos e salvaste o mundo! Tu, Salvador, foste levantado na cruz, o teu lado trespassado com uma lança pelos ímpios, por causa de Adão, que se tinha extraviado, pois quiseste resgatá-lo do ódio do inimigo e, com a tua ressurreição, salvar da antiga maldição o ser formado pelas tuas mãos. Cantemos a Cristo, nosso Deus, que Se cobriu de glória! Tu, Omnipotente, ressuscitaste dentre os mortos e salvaste o mundo da corrupção pelo teu poder divino; manifestaste-Te, Senhor, nosso benfeitor, àquelas que Te levavam perfumes dizendo-lhes: «Alegrai-vos!», e enviando-as a anunciar a ressurreição divina. Cantemos a Cristo, nosso Deus, que Se cobriu de glória! No teu túmulo, Salvador, apareceram dois anjos, anunciando às mulheres a tua ressurreição dentre os mortos, e enviando-as a Sião, para anunciar aos discípulos a tua ressurreição divina e radiosa, bradando em alta voz: «O Senhor crucificado ressuscitou do túmulo ao terceiro dia». Do túmulo, ao fim de três dias, só Tu, Salvador, ressuscitaste, despertando, ó Benfeitor, os cativos do Hades e salvando-os da condenação em que haviam incorrido por causa da serpente, pois Tu és a Vida e a Ressurreição. Batei palmas, todas as nações, por Cristo Ressuscitado, porque Deus reinará eternamente, depois de ter quebrado o império da morte e de nos ter arrancado a todos à condenação à morte (Livro das Horas do Sinai (século IX) – Cânone em honra da cruz e da ressurreição, SC 486)
Orai sem cessar: “Jesus ressuscitou, aleluia! Verdadeiramente ressuscitou, aleluia!”
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏🤍