Reflexão do Evangelho 20/07/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 20 de julho (Mt 13,1-9): «A parábola do semeador»
Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Por isso, ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: «O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram frutos: umas cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça».

COMENTÁRIO: «Saiu o semeador a semear». Jesus é o semeador. A semente é a sua Palavra. Os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois não tinha umidade. Os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram. Esses são os que ouviram e, indo adiante, são sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; finalmente, outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança. «Se olharmos ao nosso redor, para este mundo que amamos porque é obra das mãos de Deus, observaremos que a parábola se converte em realidade: a palavra de Jesus Cristo é fecunda, suscita em muitas almas desejos de entrega e de fidelidade. A vida e o comportamento dos que servem a Deus mudaram a História, e até muitos dos que não conhecem o Senhor se deixam guiar, talvez até sem o saberem, por ideais nascidos do cristianismo» (É Cristo que passa, n. 150).

O Cristianismo é a religião da «Palavra» de Deus, «não duma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo!» (São Bernardo)
Santo Apolinário, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim da Pandemia e das guerras pelo mundo!
Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler