Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Evangelho de hoje, 20 de outubro (Mc 10,35-45 ou 42-45): «Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve»
Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir. Ele perguntou: Que quereis que eu vos faça? Responderam: Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda! Jesus lhes disse: Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o Batismo com que eu vou ser batizado? Responderam: Podemos! Jesus então lhes disse: Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o Batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado. Quando os outros dez ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. [Jesus então os chamou e disse: Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.]
COMENTÁRIO: “Não sabeis o que pedis!” Este Evangelho, ao nos apresentar a presunção daquele pedido dos filhos de Zebedeu, nos faz saber que, para progredirmos na perfeição cristã, rezar, pura e simplesmente, nem sempre é o bastante; é imprescindível sabermos também o que convém pedir a Deus. “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”, rogam a Jesus, que lhes responde com uma paternal e enérgica negativa: “Vós não sabeis o que pedis.” Além de simples e humilde, a nossa oração de petição deve ter em mira não a nossa glória, vã e passageira, mas a glória de Deus: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6, 36). Por isso, devemos pedir antes de tudo a graça de sermos santos e fiéis à vontade do Senhor. Não peçamos que nos livre das cruzes, mas que nos dê força para carregá-las com visão sobrenatural; não peçamos que nos conceda facilidades, mas um espírito de serviço pronto a se entregar pelo bem dos irmãos, porque “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir”. Peçamos, enfim, que o próprio Senhor nos ensine a pedir o que e como convém, como Ele mesmo soube pedir em meio às angústias do Getsêmani: “Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a Tua” (Lc 22, 42).
Orai sem cessar: «Se pensas que, ao trabalhar por Cristo, os cargos são algo mais do que cargas, quantas amarguras te esperam!» (Caminho, n° 950)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!