Reflexão do Evangelho 20/11/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 20 de novembro (Lc 23, 35-43): «Cristo, Rei do Universo»
Naquele tempo, o povo permanecia lá, olhando. E até os chefes zombavam, dizendo: «A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Eleito!» Os soldados também zombavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre e diziam: «Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!». Acima dele havia um letreiro: «Este é o Rei dos Judeus». Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: «Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!». Mas o outro o repreendeu: «Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma pena? Para nós, é justo sofrermos, pois estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal». E acrescentou: «Jesus, lembra-te de mim, quando começares a reinar». Ele lhe respondeu: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso».

COMENTÁRIO: «Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino». Os soldados romanos escarnecem de Jesus juntamente com o povo e as autoridades judaicas, contribuindo para tornar mais amarga a sua Paixão. Mas não esqueçamos que, também, nós escarnecemos do Senhor sempre que caímos no pecado ou não correspondemos à Sua graça. Por isso afirma o apóstolo Paulo que aqueles que pecam «crucificam de novo o Filho de Deus expondo-O à infâmia pública» (Heb 6,6). A cena dos dois ladrões convida-nos a admirar os desígnios da divina providência, da graça e da liberdade humana. Ambos se encontravam na mesma situação: na presença do Sumo e Eterno Sacerdote, que Se oferecia em Sacrifício por eles e por todos os homens. Um endurece-se e blasfema; o outro se arrepende, recorre a Jesus e obtém a promessa da sua imediata salvação. «O Senhor, comenta Santo Ambrósio, concede sempre mais do que se Lhe pede: o ladrão só pedia que Se recordasse dele; mas o Senhor lhe concede o Paraíso. A vida consiste em habitar com Jesus Cristo, e onde está Jesus ali está o Seu Reino». Precisamos pedir como o ladrão arrependido! Reconheceu que, ele sim, merecia aquele castigo atroz e, com uma palavra, roubou o coração de Cristo e abriu, para si, as portas do Céu!

À Jesus Cristo, Rei do Universo, toda a honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler