Reflexão do Evangelho 21/02/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 21 de fevereiro (Mc 9,30-37): «Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!»
Partindo dali, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia, mas ele não queria que ninguém o soubesse. Ele ensinava seus discípulos e dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão. Morto, porém, três dias depois ressuscitará». Mas eles não compreendiam o que lhes dizia e tinham medo de perguntar. Chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: «Que discutíeis pelo caminho?». Eles, no entanto, ficaram calados, porque pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus se sentou, chamou os Doze e lhes disse: «Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!». Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: «Quem acolher em meu nome uma destas crianças, acolherá a mim mesmo. E quem me acolher, estará acolhendo, não a mim, mas Àquele que me enviou».

COMENTÁRIO: Humildade e fé! Jesus pela segunda vez anuncia aos discípulos a sua morte em Jerusalém. Os Doze, porém, nada entenderam; e isto por duas razões principais: Primeiro, porque ainda não se lhes havia aberto o entendimento para o fato de que, nas Escrituras, o Servo sofredor e o Messias eram, na verdade, uma só e mesma pessoa: a glória do Cristo de Deus consistia justamente em passar pela humilhação da dor e da Cruz. Em segundo lugar, porque, deformados pela soberba, preocupavam-se mais com as vanglórias de uma possível “chefia” no futuro reino de Israel: “pelo caminho tinham discutido”, escreve São Marcos, “quem era o maior”. Por isso, Jesus, pondo no meio deles uma criancinha, ensina-lhes a necessidade da humildade para, diante de Deus, sermos grandes precisamente por confessarmos a nossa pequenez: “Se alguém quiser ser o primeiro” diz, “que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Peçamos a Deus que nos conceda mais dessa importante virtude, que nos leva a reconhecer a verdade da nossa miséria e a justiça em sermos tratados com desprezo, pois, por nós mesmos, não somos senão nada e pecado. Ajudados pela graça, assumamos a luta ferina contra a nossa tendência para o orgulho; tendo sempre os olhos postos em Cristo, Deus feito homem, não ousemos aproximar-nos d’Ele em oração sem antes nos termos humilhado e reconhecido que, sem Ele, nada somos nem podemos fazer.

Orai sem cessar: «Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!»
São Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler