Reflexão do Evangelho 21/02/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 21 de fevereiro (Lc 11,29-32): “Geração perversa e incrédula!”
Acorrendo as multidões em grande número, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é maior do que Jonas».

COMENTÁRIO: A Quaresma é para mudar de vida! “Esta geração é uma geração má”, diz-nos hoje o Senhor. “Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.” Na Quaresma, a Igreja propõe-nos um itinerário de fé com o propósito de conformarmos nossa vida à de Cristo. Isso se faz, sobretudo, por meio da imitação das virtudes do Senhor: sua oração, sua austeridade, sua mansidão, sua misericórdia. É justamente ao seguimento prático de Cristo que o Evangelho de hoje quer-nos provocar. Cristo, reunida uma grande multidão, começa a queixar-se da incredulidade de seus ouvintes: “Esta geração é uma geração má”, infiel à Aliança do Senhor (cf. Is 1, 21; 50, 1; Ez 16; Os 2, 5). “Ela busca um sinal”, não por desejo de conhecer a verdade, mas pelo gosto de ver coisas novas e admiráveis. Por isso, “nenhum sinal lhe será dado”, porque o que Jesus pede de quem o segue é uma atitude de fé e confiança, de conversão de vida. Prova disso são os dois exemplos tirados do Antigo Testamento com que Ele ilustra este ensinamento: a rainha do Sul e o profeta Jonas. A primeira, de origem pagã, vem de uma região longínqua para aprender da sabedoria de Salomão e adorar o Deus verdadeiro (cf. 1Rs 10, 1). Jonas, ao contrário, pertencente ao povo de Israel, é enviado a pregar aos ninivitas, não tanto para a conversão deles quanto pela de seu próprio coração, cheio de rancor e vingança. Com quanta humildade, pois, não devemos nós, iluminados pela fé, submeter-nos àquele que é maior do que Jonas e Salomão! Não sigamos o modelo dos israelitas, pedindo a Deus provas e mais provas; antes, busquemos a mudança de conduta e mentalidade sem a qual a cruz de Cristo será sempre escândalo e loucura. Que Ele nos conceda a graça de, já nestes primeiros dias de Quaresma, retomarmos o bom caminho se porventura nos desviamos, a fim de alcançarmos o conhecimento da verdade e a salvação que Deus quer para todos os homens.

Orai sem cessar: “Senhor, não abandoneis a obra de vossas mãos!” (Sl 137,8).
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler