Reflexão do Evangelho 22/01/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 22 de janeiro (Mc 3,13-19): «Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis»
Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova, com o poder de expulsar os demônios. Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
 
COMENTÁRIO: «Chamou a Si os que Ele quis»: Deus quer nos ensinar que a vocação é uma iniciativa divina. Isto é particularmente aplicável à vocação dos Apóstolos. Por isso pôde Jesus lhes dizer mais tarde: «Não fostes vós que Me escolhestes a Mim, mas Eu que vos escolhi a vós» (Jo 15, 16). Os Doze são escolhidos por Jesus, recebendo uma vocação específica para serem «enviados», que é o que significa a palavra «apóstolos». Jesus os escolhe para a missão posterior, e para isso lhes outorgará parte do Seu poder. O fato de Jesus escolher precisamente doze tem um profundo significado. O seu número corresponde aos doze Patriarcas de Israel, e os Apóstolos representam o novo Povo de Deus, a Igreja, fundada por Cristo. Jesus quis assim pôr em relevo a continuidade entre o Antigo e o Novo Testamento. Eles são as colunas sobre as quais Cristo edifica sua Igreja (Gal 2,9). A sua missão consistirá em fazer discípulos do Senhor (ensinar) todos os povos, santificar e governar os crentes (Mt 28, 16-20; Mc 16, 15; Lc 24, 45-48; Jo 20, 21-23). A própria designação dos Doze mostra que formam um grupo determinado e completo; por isso, depois da morte de Judas, o traidor, é escolhido Matias para completar este número (At l, 15-26).
 
Orai sem cessar: “Senhor Jesus, tu me chamaste pelo nome para seguir-te. Ajuda-me a levar adiante a missão de proclamar o Reino e fazê-lo frutificar na vida das pessoas”
São Vicente, Diácono, Mártir e São Vicente Palotti, Presbítero e fundador da Família Palotina, rogais por nós e pela Igreja de Cristo!
Tenha um abençoado final de semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler