1º Domingo da Quaresma: As tentações de Jesus no deserto!
Evangelho de hoje, 22 de fevereiro (Mt 4,1-11): “Não porás à prova o Senhor teu Deus!”
Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, para ser posto à prova pelo diabo. Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!». Ele respondeu: «Está escrito: ‘Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’». Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, joga-te daqui abaixo! Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’». Jesus lhe respondeu: «Também está escrito: ‘Não porás à prova o Senhor teu Deus’!». O diabo o levou ainda para uma montanha muito alta. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua riqueza, e lhe disse: «Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar». Jesus lhe disse: «Vai embora, Satanás, pois está escrito: ‘Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele prestarás culto’». Por fim, o diabo o deixou, e os anjos se aproximaram para servi-lo.
COMENTÁRIO: «O tentador aproximou-se.» O pecado é uma coisa terrível e a transgressão é uma doença cruel da alma, pois corta os nervos da alma, preparando assim o caminho para o fogo eterno. Mas tu não és o único instigador da má ação; há outro cuja perversidade te incita a ela: o diabo. Este ser sugere o mal a todos, mas não triunfa sobre aqueles que se recusam a ouvi-lo. Daí a palavra do Eclesiastes: «Se a ira do príncipe se inflamar contra ti, não abandones o teu posto», tranca a tua porta, mantém-no longe de ti e ele não te fará mal. Se acolheres levianamente a sugestão de um desejo graças às tuas considerações, ela criará raízes em ti, acorrentará a tua inteligência e atrair-te-á para o abismo da miséria. Mas talvez digas: «Sou “fiel” e o desejo não me dominará, mesmo que pare a refletir sobre ele». Não sabes que uma raiz, à força de se agarrar a ela, chega a conseguir quebrar uma pedra? Não acolhas a semente, pois ela destruirá a tua fé. Antes que ela floresça, arranca o mal pela raiz, para que a tua indiferença inicial não te obrigue, mais tarde, a pensar muito em machados e fogo. Cura os teus olhos doentes no tempo oportuno, para não teres de procurar o médico quando ficares cego. (São Cirilo de Jerusalém, bispo de Jerusalém, doutor da Igreja)
Orai sem cessar: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” – Dt 8,3 (Mt 4,4)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏💜

