Reflexão do Evangelho 22/05/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 22 de maio (Jo 14,23-29): «Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada»
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: «Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais».

COMENTÁRIO: «Se alguém me ama, guardará a minha palavra». Jesus associa a obediência ao amor. Começa por dizer que o Pai amará quem acolhe fielmente a sua Palavra. E acrescenta: “Quem não me ama não guarda as minhas palavras”, deixando claro que é por amor que alguém se vê motivado a obedecer. O filho obedece ao Pai porque o ama. O tão esquecido “temor de Deus”, dom do Espírito Santo, significa: “A última coisa que desejo neste mundo é entristecer meu Pai, que tanto me ama. Minha obediência é minha resposta de amor a quem me ama assim!” Vivemos um tempo de rebeldia. Poucos desejam obedecer. A obediência foi a tal ponto atenuada e reduzida, em nome da responsabilidade e da liberdade de consciência, que acontecem arrepios quando falamos da “obediência incondicional e amorosa à santa Mãe Igreja”. A marca registrada dos santos não foi o milagre, os dons excepcionais ou as experiências místicas. Tudo isso veio como consequência de uma vida inteiramente submetida à vontade de Deus. Como anda nossa obediência à voz de Deus que fala pela Igreja?

Orai sem cessar: “Guardo no fundo do meu coração a vossa palavra, para não vos ofender!” (Sl 118,11)
Tenha uma abençoada semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler