Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 22 de junho (Mt 6,24-34): «Preocupações exageradas»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai odiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro! Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa? Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai Celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles? Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida?» E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam. No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente fraca de fé? Portanto, não vivais preocupados, dizendo: ‘Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vamos vestir?’ Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação! A cada dia basta o seu mal.
COMENTÁRIO: «Não vos preocupeis». Pensa nisto: o teu Deus te ama mais do que tu te amas a ti próprio; por isso, nada tens a temer. «O Senhor cuida de mim» (Sl 39,18), repetia o Rei Davi, e esse pensamento reconfortava-o. Diz, tu também: «Nos teus braços, Senhor, me entrego, sem admitir outra preocupação que não seja amar-Te e agradar-Te: aqui me tens, pronto a fazer tudo o que quiseres. Tu tens mais do que o simples desejo de me fazer o bem: fá-lo-ás realmente; por isso, a Ti entrego o cuidado da minha salvação, já que me mandas depositar toda a minha esperança em Ti: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Sl 4,9)». «Sê digno da bondade do Senhor» (Sab 1,1): com essas palavras, o Sábio exorta-nos a confiar na misericórdia de Deus muito mais do que a temer a sua justiça. De fato, Deus está muito mais inclinado a abençoar do que a castigar, segundo as palavras de São Tiago: «A misericórdia triunfa sobre o juízo» (Tg 2,13). Daí a recomendação do apóstolo São Pedro: «Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele cuida de vós» (1Pd 5,7). Abandonemo-nos sem reservas à bondade de Deus, mas, sobretudo, confiemos na preocupação extrema que Ele tem pela nossa salvação (Santo Afonso-Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja).
Orai sem cessar: «Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de nos enriquecer mediante sua pobreza!» (2Cor 8,9)
São Paulino de Nola, Santos João Fisher e Tomás More e Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos nossos irmãos da região Sul!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!