Reflexão do Evangelho 23/01/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 23 de janeiro (Marcos 3,22-30): «O pecado contra o Espírito Santo!»
Naquele tempo, os mestres da lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que Ele estava possuído por Belzebu e que pelo príncipe dos demônios Ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que satanás pode expulsar a satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

COMENTÁRIO: «Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado». Jesus acaba de realizar um milagre, mas os escribas não o reconhecem «porque eles diziam: Tem um espírito imundo». Não querem admitir que Deus é o autor do milagre. Nessa atitude consiste, precisamente, a gravidade especial da blasfêmia contra o Espírito Santo: atribuir ao príncipe do mal, a Satanás, as obras de bondade e misericórdia realizadas pelo próprio Deus. Quem atuasse assim viria a ser como um doente que, no cúmulo da sua desconfiança, repelisse o médico como um inimigo, e rejeitasse como um veneno o remédio que o poderia salvar. Por isso diz Nosso Senhor que o que blasfema contra o Espírito Santo não terá perdão: não porque Deus não possa perdoar todos os pecados, mas porque esse homem, na sua obcecação perante Deus, rejeita Jesus Cristo, a Sua doutrina e os Seus milagres, e despreza as graças do Espírito Santo como se fossem enganos para o perder.

Orai sem cessar “Sem a graça do Espírito Santo, Espírito da Verdade, dificilmente escaparemos das mentiras com que o diabo nos seduz, a ponto de nos tornarmos cegos diante da própria verdade.”
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler