Reflexão do Evangelho 23/03/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 23 de março (Mt 5,17-19): «Não vim abolir a Lei nem os Profetas»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus».

COMENTÁRIO: Hoje escutamos do Senhor: «Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas; não vim para abolir, mas para cumprir». Jesus ensina que o Antigo Testamento é parte da Revelação divina: Deus no início deu-se a conhecer aos homens através dos profetas. O Povo escolhido reunia-se nos sábados na sinagoga para escutar a Palavra de Deus. Assim como um bom israelita conhecia as Escrituras e as punha em prática, aos cristãos convêm a meditação frequente, diária, se fosse possível das Escrituras. Em Jesus temos a plenitude da Revelação. Ele é o Verbo, a Palavra de Deus, que se fez homem (Jo 1,14), que vem a nós para nos dar a conhecer quem é Deus e quanto nos ama. Deus espera do homem uma resposta de amor, manifestada no cumprimento dos seus ensinos: «Se me amais, observareis os meus mandamentos» (Jo 14,15). E o discípulo amado nos dá uma boa explicação: «Pois amar a Deus consiste nisto: que observemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados» (1Jo 5,3). Observar os mandamentos de Deus garante que lhe amamos com obras e de verdade. O amor não é só um sentimento, senão obras de amor, viver o duplo preceito da caridade. Jesus nos ensina a malícia do escândalo: «Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus». Quem diz ‘Eu conheço a Deus’, mas não observa os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele» (1Jo2,4). Também ensina a importância do bom exemplo: «Quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus»…

Orai sem cessar: “Ame o Senhor teu Deus de todo teu coração e o teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas!” (Mt 22, 37-40)
São Turíbio de Mogrovejo, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pela paz no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler