Reflexão do Evangelho 23/07/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 23 de julho (Mt 13,24-30): «O joio, o trigo e a colheita»
Disse Jesus às multidões mais esta parábola: «O Reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a espigar, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram dizer-lhe: “Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio?”. Ele respondeu-lhes: “Foi um inimigo que fez isso”. Disseram-lhe os servos: “Queres que vamos arrancar o joio?”. “Não!”, disse ele, “não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar; e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro”».

COMENTÁRIO: «Foi um inimigo que fez isso» Saibais que, desde o dia em que Adão foi criado até ao fim do mundo, o Maligno fez e fará guerra constante aos santos (Ap 13,7). Contudo, são poucos os que se dão conta de que o saqueador das almas coabita com eles nos seus corpos, muito perto das suas almas. Vivem na tribulação e não há neste mundo ninguém que os possa reconfortar… Sabei, pois, irmãos bem-amados, que todos os que preparam a sua alma para se tornarem terra boa para a semente celeste, o inimigo apressa-se a semear o seu joio. Sabei, também, que aqueles que não procuram o Senhor com todo o coração não são tentados por Satanás de forma tão evidente; é mais às escondidas e por manhas que ele tenta afastá-los de Deus. Mas agora, irmãos, tende coragem e não receeis. Não vos deixeis assustar com imaginações suscitadas pelo inimigo. Na oração, não vos entregueis a uma agitação confusa, multiplicando gritos sem nexo, mas acolhei a graça do Senhor na contrição e no arrependimento. Tende coragem, reconfortai-vos, resisti, preocupai-vos com a vossa alma, perseverai zelosamente na oração. Porque todos os que procuram Deus verdadeiramente receberão uma força divina na sua alma e, recebendo essa unção celeste, sentirão em si o gozo e a doçura do mundo que há de vir. Que a paz do Senhor, aquela que esteve com todos os santos padres e os guardou das tentações, permaneça também convosco (São Macário, monge do Egito).

«No dia do Juízo, no fim do mundo, Cristo virá na sua glória para completar o trinfo definitivo do bem sobre o mal, os quais, como o trigo e o joio, terão crescido juntos no decurso da história» (CIC, n° 681)
Santa Brígida, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelo fim da Pandemia e das guerras pelo mundo!
Sangue de Cristo, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler