Reflexão do Evangelho 23/11/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 23 de novembro (Lc 21,12-19): “Exortação à perseverança”
Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho. Fazei o firme propósito de não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!».

COMENTÁRIO: «Nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas»! “Levantaram-se contra mim falsos testemunhos, que desencadearam a violência” (Sl 26,12). O salmista debate-se nas mãos dos que o perseguem e o atormentam; perde a respiração, sofre, mas se mantém confiante porque Deus o sustenta, Deus o ajuda, Deus o conduz, Deus o guia. Ao mesmo tempo cheio de alegria pelo que pode admirar e cantar, e acabrunhado pela dor por causa do que tem de sofrer, por fim respira e exclama: «Creio firmemente que poderei contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos». Oh, como é doce a bondade do Senhor, imortal, incomparável, eterna, imutável! E quando te verei, ó bondade do Senhor? Creio que te verei, não na terra dos mortais, mas «na terra dos vivos». O Senhor me fará sair da terra dos mortais, Ele que, por mim, Se dignou aceitar esta terra dos mortais e morrer às mãos dos mortais. Escutemos, também nós, a voz do Senhor que das alturas nos exorta e nos consola; escutemos a voz daquele que temos por pai e por mãe. Porque Ele escutou os nossos gemidos, viu a nossa aflição, sondou os desejos do nosso coração. Graças à intercessão de Cristo, acolheu favoravelmente a nossa única prece, o nosso único pedido. E enquanto completamos a nossa peregrinação neste mundo, mesmo que o caminho seja longo, Ele não recusará aquilo que nos prometeu, pois nos disse: «Espera no Senhor»! Quem fez a promessa é todo-poderoso, verdadeiro, fiel. «Espera no Senhor; sê forte e corajoso no teu coração». Não te deixes, pois, perturbar (Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja).

Em quem estamos colocando nossa confiança nos momentos de tribulação?

Orai sem cessar: «Ao que vencer, farei que se sente Comigo no meu trono!» (Ap 3,21)
São Clemente 1º, papa e mártir, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler