Reflexão do Evangelho 24/03/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 24 de março (7,1-2.10.25-30): «Queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora»
Naquele tempo, Jesus percorria a Galileia, evitando andar pela Judeia, porque os judeus procuravam dar-Lhe a morte. Estava próxima a festa dos Tabernáculos. Quando os seus parentes subiram a Jerusalém, para irem à festa, Ele subiu também, não às claras, mas em segredo. Diziam então algumas pessoas de Jerusalém: «Não é este homem que procuram matar? Vede como fala abertamente e não Lhe dizem nada. Teriam os chefes reconhecido que Ele é o Messias? Mas nós sabemos de onde é este homem, e, quando o Messias vier, ninguém sabe de onde Ele é». Então, em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: «Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou! No entanto, Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis. Mas Eu conheço-O, porque dele venho e foi Ele que Me enviou». Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a sua hora.

COMENTÁRIO: Jesus, intérprete dos segredos de Deus! O capítulo com que São João abre a leitura do Evangelho de hoje mostra, em tons vivos, a transição do que até agora eram polêmicas entre Cristo e os chefes do povo a uma verdadeira e aberta perseguição. Os judeus, com efeito, passaram a detestá-Lo de forma tão acérrima que Lhe foi necessário esconder-se mais de uma vez, não porque fosse covarde, mas porque ainda era preciso, antes da Paixão, que a sua identidade messiânica fosse integralmente atestada. É neste ponto, em especial, que Ele insiste na leitura desta quinta-feira, ao falar-nos de sua origem divina: “Eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno”; estas palavras, eco daquelas primeiras linhas com que o mesmo João acentua a procedência eterna de seu Senhor, são também uma recordação de que ninguém “jamais viu a Deus. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, foi quem O revelou” (Jo 1, 16). O que Jesus nos diz, pois, a respeito de Deus não é fruto de especulações pessoais ou de “achismos” insensatos, típicos de fundadores de seitas, mas o testemunho direto de quem viu ao Pai cara a cara, de quem O conheceu, portanto, de forma imediata. Ele é muito mais do que Moisés; Ele é o intérprete por excelência dos mistérios ocultos na intimidade de Deus, pelo qual é gerado e a quem viu e vê continuamente. Que, pela luz da fé, possamos acolher hoje com particular humildade Aquele que, fazendo-se de condição mortal, quer por sua graça elevar-nos à condição divina, à dignidade de participantes da mesma natureza de Quem nos há de revelar um dia a sua face.

Orai sem cessar: “Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar!” (Lc 10,22)
Tenha um abençoado final de semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏💜Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler