Reflexão do Evangelho 24/03/2025

Evangelho de hoje, 24 de março (Lc 4,24-30): «Nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra».
E acrescentou: «Em verdade, vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Ora, a verdade é esta que vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio». Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

COMENTÁRIO: “A quem Deus nos envia?” Na sinagoga de Nazaré, Jesus se apresentara como o Ungido do Espírito Santo, o Messias, mas não foi entendido, de modo que “todos na sinagoga ficaram furiosos e tentaram eliminá-lo”. Muitas vezes Queremos fazer “sucesso” no ambiente em que as pessoas nos acolhem e nos admiram, porém, nem sempre somos acolhidos e admirados porque seguimos os ensinamentos de Deus. Para todos nós é difícil evangelizar às pessoas no lugar aonde todos nos conhecem. Isso aconteceu com Jesus. Por isso é que Ele nos recorda as figuras de Elias que fez prodígios na vida de uma viúva que não pertencia ao povo de Israel (1 Reis 17:10-16) e Naamã, o sírio, que procurou Eliseu longe da sua terra para ser curado da lepra (2 Reis 5,1-15). Às vezes não fazemos “sucesso” onde queríamos, mas o Senhor nos envia a alguém a quem nem imaginamos, às vezes distante, para que por nosso meio ele possa obter cura e libertação, mas principalmente, que ele possa ganhar o céu, morada eterna dos filhos amados de Deus!

Orai sem cessar: “Minha alma desfalecida se consome suspirando pelos átrios do Senhor. Meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo!” (Sl 83,3)
Santo Oscar Romero, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler