Reflexão do Evangelho 24/08/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Festa de São Bartolomeu, Apóstolo
Celebramos neste dia a festa de São Bartolomeu, um dos doze Apóstolos, identificado como Natanael (seu segundo nome) na narrativa extraída do Evangelho segundo João para a celebração de hoje.

Evangelho de hoje, 24 de agosto (Jo 1,45-51): « Encontramos Jesus!»
Filipe se encontrou com Natanael e disse-lhe: «Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas». Natanael perguntou: «De Nazaré pode sair algo de bom?». Filipe respondeu: «Vem e vê!». Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: «Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!». Natanael disse-lhe: «De onde me conheces?». Jesus respondeu: «Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi». Natanael exclamou: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!». Jesus lhe respondeu: «Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas». E disse-lhe ainda: «Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!».

COMENTÁRIO:«Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!». O apóstolo Filipe não pode deixar de transmitir ao seu amigo Natanael (Bartolomeu) a alegria da sua descoberta, cheio de emoção. «Natanael tinha ouvido pelas Escrituras que o Cristo devia vir de Belém, da aldeia de David. Segundo as expectativas judaicas, o Messias não podia provir de uma aldeia obscura como era precisamente Nazaré; mas, ao mesmo tempo realça a liberdade de Deus, que surpreende as nossas expectativas fazendo-Se encontrar precisamente onde não O esperávamos. Por outro lado, sabemos que Jesus, na realidade, não era exclusivamente «de Nazaré», pois tinha nascido em Belém e, em última análise, provinha do Céu. Portanto, ao escutar que provinha de Nazaré turvou-se e duvidou por não ver ligação nas palavras de Filipe com a predição profética». Pense o cristão que ao transmitir a sua fé a outros, estes podem apresentar-lhe dificuldades. Que deve fazer? O que fez Filipe: não confiar nas suas próprias explicações, mas convidá-los a vir pessoalmente até Jesus: «Vem ver»! O cristão, pois, deve pôr os seus irmãos diante do Senhor através dos meios da graça que Ele próprio deu e a Igreja administra: frequência de Sacramentos e prática da piedade cristã. Natanael, homem sincero, acompanha Filipe até Jesus. Estabelece-se o contato pessoal com o Senhor. Segundo podemos deduzir dos Evangelhos, Natanael é o primeiro Apóstolo que faz uma confissão explícita de fé em Jesus como Messias e como Filho de Deus. Mais tarde São Pedro, de modo mais solene, reconhecerá a divindade do Senhor, depois Marta, Maria… E nós? Cremos que Jesus é o Filho de Deus?

Orai sem cessar: «Jesus, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel!»
São Bartolomeu, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler