“Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.
Evangelho de hoje, 24 de dezembro (Lc 1,67-79): “Benedictus”: o cântico de Zacarias
Naquele tempo, Zacarias, o pai de João Batista, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos que, sem temor e libertos das mãos dos nossos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.
COMENTÁRIO: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo». O Benedictus (cântico de Zacarias) pode se dividir em duas partes: na primeira, Zacarias dá graças a Deus porque enviou o Messias Salvador, segundo tinha prometido aos Patriarcas e aos Profetas de Israel desde tempos antigos. Na segunda parte profetiza a missão de seu filho como arauto do Altíssimo e precursor do Messias, manifestando a misericórdia de Deus que se revela na vinda de Jesus. O cântico de Zacarias é um verdadeiro hino de louvor e gratidão ao Deus Todo Poderoso que nos concedeu a Salvação em Jesus Cristo, nosso Senhor. A salvação de Jesus é para todos os dias da nossa vida e não apenas para depois da nossa morte. Portanto, hoje mesmo, todo aquele que crer em Jesus e proclamá-Lo Senhor, terá a sua vida transformada. A experiência com Jesus nos faz criaturas novas, pelo poder do Espírito Santo que age em nós e nos dá uma nova mentalidade. Que o Sol da justiça dirija os nossos passos rumo a verdadeira felicidade. Você tem louvado a Deus pela sua vida, sua família, sua saúde, seu trabalho e por tudo o que Deus te deu? Tem louvado a Deus por Ele ter nos dado seu Filho único para nos salvar?
Reflexão: O «Sol nascente» é o Messias, Jesus Cristo, descido do céu para nos iluminar com a Sua luz, «sol de justiça, que trará nos seus raios a salvação!»
Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância na espera do Menino Deus!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏🌲

