Reflexão do Evangelho 25/02/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 25 de fevereiro (Mc 9,2-10): «Jesus foi transfigurado diante deles»
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado, num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a Terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do Homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria “ressuscitar dos mortos”.

COMENTÁRIO: A verdadeira religião é uma escuta. Por isso mesmo, na Primeira Aliança, quando o Senhor entrega sua Lei a Israel, tem o cuidado de anteceder as Dez Palavras por um imperativo fundamental: “Escuta, Israel!” Na caminhada de Israel, o pecado que lhe é apontado é o pecado da surdez, como um povo incapaz de acolher e praticar a palavra que lhe era dada, a ponto de Isaías gritar o lamento de Deus: “O boi entende seu proprietário, o burro conhece o cocho de seu dono, só Israel não tem conhecimento, só o meu povo não entende!” (Is 1,3). Ora, neste Evangelho, são exatamente Moisés e Elias que aparecem no alto do Tabor em diálogo com Jesus. A presença das duas figuras da Primeira Aliança surge para avalizar o ensinamento de Jesus diante de Pedro, Tiago e João, isto é, diante da Igreja nascente. Deixando de lado os aspectos sensacionais, a luz divina que envolve a montanha, o corpo transfigurado de Jesus, a própria aparição de personagens do passado, o núcleo deste episódio é a voz que sai da nuvem, a voz única do Pai que ordena, em tom solene: “Escutai-o!” Será que podemos ouvir o Filho amado sem dúvidas, sem medo, sem inquietações? Quem nos responde é São Leão Magno, atribuindo ao Pai estas palavras: “Escutai-o sem hesitação, pois Ele é verdade e vida, Ele é meu poder e minha sabedoria. Escutai a Ele, que os mistérios da Lei anunciaram e a voz dos profetas cantou. Escutai a Ele, que resgata o mundo por seu sangue, que encadeia o diabo e rouba-lhe suas armas, que rasga a cédula da dívida e o pacto da prevaricação. Escutai-o, Ele que abre o caminho do Céu e, pelo suplício da Cruz, vos prepara os degraus para subirdes ao Reino. Por que temeis ser resgatados? Por que, feridos, temeis ser curados? Que se faça o que quer o Cristo, assim como eu também o quero.”

Reflexão: “Nesta Quaresma, vivamos a dinâmica da Cruz, sabendo que Jesus habita em nosso coração e deseja transformar a nossa dor em amor, para, um dia, na glória celeste, nos transfigurar definitivamente!”
Tenha uma abençoada semana!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler