Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 25 de setembro (Lc 8,16-18): “Como lâmpadas num candelabro!”
«Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram vejam a claridade. Ora, nada há de escondido que não venha a ser descoberto. Nada há de secreto que não venha a ser conhecido e se tornar público. Olhai, portanto, a maneira como ouvis! Pois a quem tem será dado, e a quem não tem, até aquilo que julga ter lhe será tirado!».
COMENTÁRIO: «Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram vejam a claridade!» Quando Jesus ordena que nossa luz brilhe diante dos homens, é claro que não está nos pedindo para assumir uma atitude exibicionista. Está nos alertando para a importância fundamental dos bons exemplos, para o seu notável poder de contágio e de irradiação. Muito mais que as palavras delicadas, os gestos concretos arrastam o mundo. Menos discursos, mais atitudes. Em várias ocasiões, o Papa São João Paulo II nos lembrava de que “o homem contemporâneo acredita mais nas testemunhas do que nos mestres, mais na experiência do que na doutrina, mais na vida e nos fatos do que nas teorias”; e que “o testemunho da vida cristã é a primeira e insubstituível forma de missão” (Redemptoris Missio, 42). Como anda a nossa lâmpada? A luz do Espírito Santo arde em nós? Estamos ajudando a iluminar as trevas de nosso século?
Leia a Bíblia: “Jesus quer que o seu Evangelho, luz para as nações, seja pregado sobre os tetos, a fim de que todos se iluminem e conheçam a verdade.”
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏📖Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!