Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 25 de setembro (Lc 9,1-6): «Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade»
Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos. E disse-lhes: «Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Na casa onde entrardes, permanecei ali, até partirdes daí. Quanto àqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles». Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas por toda parte.
COMENTÁRIO: “Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos…”. No momento do envio em missão, Jesus confere aos apóstolos “poder e autoridade”; isto é, como eles vão “em nome de Jesus Cristo”, são também portadores dos sinais que Jesus realizava: curar os enfermos de suas doenças e expulsar os possessos de seus demônios. Sua ação englobava o físico (enfermidades) e o espiritual (infestação demoníaca). A onda racionalista que assola o mundo se insurge contra ambas as realidades: por um lado, alega que doença é assunto somente para o médico; por outro, jura que os demônios não existem. Não há dúvidas de que necessitamos, de que precisamos da Medicina, mas a Igreja de Jesus Cristo tem dois Sacramentos de cura: unção dos enfermos e confissão; e seu ritual inclui o exorcismo (ministério típico dos sacerdotes, observa o Código de Direito Canônico). Se aceitamos Jesus e se quisermos ser verdadeiros anunciadores do seu Evangelho, precisamos nos despojar de toda segurança humana, de toda opinião própria e de toda e qualquer proteção dada pelos homens.
Leia a Bíblia: “Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará… Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus para que ele não te deixe, pois, sua arte te é necessária.” (Eclo 38,9-12)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!