Evangelho de hoje, 25 de setembro (Lc 9,7-9): “Herodes procurava ver Jesus”
Naquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: «Eu mandei cortar a cabeça de João… Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?». E procurava ver Jesus.
COMENTÁRIO: Os profetas anunciaram antecipadamente que Deus seria visto pelos homens, em conformidade também com aquilo que diz o Senhor: «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8). É certo que, tendo em conta a grandeza e a glória inexprimível de Deus, «o homem não pode contemplar-Me e continuar a viver» (Ex 33,20), pois o Pai é inacessível. Mas, de acordo com o seu amor, a sua bondade com os homens e a sua omnipotência, Deus chega ao ponto de conceder àqueles que O amam o privilégio de O verem – que é precisamente aquilo que os profetas profetizaram –, pois «o que é impossível aos homens é possível a Deus» (Lc 18,27). Por si mesmo, de fato, o homem nunca poderá ver Deus; mas Deus, se quiser, será visto pelos homens, por aqueles que Ele quiser, quando quiser e como quiser. Pois Deus pode tudo: outrora visto por intermédio do Espírito segundo o modo profético, depois visto por intermédio do Filho segundo a adoção, será visto no Reino dos Céus segundo a paternidade; o Espírito prepara antecipadamente o homem para o Filho de Deus, o Filho condu-lo ao Pai, e o Pai dá-lhe a incorruptibilidade e a vida eterna, que resultam da visão de Deus para aqueles que O veem. Pois, assim como aqueles que veem a luz estão na luz e participam do seu esplendor, assim também aqueles que veem a Deus estão em Deus e participam do seu esplendor. Ora, o esplendor de Deus dá a vida. Portanto, aqueles que veem a Deus terão parte na vida (Santo Ireneu de Lyon, bispo, teólogo e mártir).
Leia a Bíblia: Ciúme e inveja são sentimentos carnais e têm que ser superados pelo poder do Espírito de amor de Deus. “No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava” (Atos 13,44-45).
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏📖