Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 25 de dezembro (Jo 1,1-18): «Nasceu para nós um Menino! »
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Veio um homem, enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer, por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina. Ela estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a reconheceu. Ela veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram. A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: são os que creem no seu nome. Estes foram gerados não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que recebe do seu Pai como filho único, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele e proclama: «Foi dele que eu disse: ‘Aquele que vem depois de mim passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia». De sua plenitude todos nós recebemos, graça por graça. Pois a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer».
COMENTÁRIO: «E o verbo se fez carne e habitou entre nós!» Ao ver a estrela, os magos sentiram uma grande alegria. Também nós acolhemos essa grande alegria nos nossos corações, a mesma alegria que os anjos anunciaram aos pastores. Adoremos com os magos, demos glória com os pastores, cantemos com os anjos: «Nasceu-nos um Salvador, que é o Messias Jesus; o Senhor Deus apareceu-nos»! «Nasceu-nos um Menino, um filho nos foi dado, eterno é o seu poderio» (Is 9,5). Que abismo de bondade e de amor pelos homens! Une-te, pois àqueles que, na alegria, recebem o seu Senhor que desce do Céu e adoram o Grande Deus neste Menino. O poder de Deus se manifesta neste corpo como a luz através das janelas, e resplandece aos olhos dos que têm um coração puro. Com eles, poderemos então, «de rosto descoberto, contemplar, como num espelho, a glória do Senhor, e sermos nós próprios transfigurados de glória em glória» (2Cor 3,18), pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e pelo seu amor pelos homens (São Basílio, monge, bispo e doutor da Igreja).
Acolher o Menino Jesus quer dizer deixar-se guiar por Ele. Deixar que os seus critérios deem luz tanto aos nossos pensamentos mais íntimos como à nossa atuação social e de trabalho. Que as nossas ações se relacionem com as Dele…
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Feliz Natal!
Shalom🙏🌲🌲🌲🌲🌲🌲🌲Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!