Reflexão do Evangelho 26/05/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Solenidade da Santíssima Trindade
“O mistério da Santíssima Trindade cristã é o mistério do amor Divino. Você vê a Santíssima Trindade, se você vê o amor [Deus é ágape]” (Santo Agostinho)

Evangelho de hoje, 26 de maio (Mt 28,16-20): «Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra».
Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. Jesus se aproximou deles e disse: «Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos».

COMENTÁRIO: O louvor eterno no seio da Trindade! Que glória é esta que as Pessoas divinas Se dão mutuamente? Na sua essência, Deus não é apenas «grande», é também «digno de todo o louvor» (Sl 47,1). É sumamente conveniente que Ele receba a glória que corresponde à sua majestade; é conveniente que Ele seja glorificado em Si mesmo, com um louvor que esteja à altura das profundezas do poder, da sabedoria e do amor que há nele. O Pai gera o Filho, partilhando com Ele eternamente o dom supremo da vida e das perfeições da divindade, comunicando-Lhe tudo o que Ele próprio é, com exceção da sua «propriedade» de ser Pai. Imagem perfeita e substancial, o Verbo é o esplendor da glória do Pai (cf Heb 1,3); nascido da fonte de toda a luz, é Ele próprio luz, que regressa como cântico ininterrupto Àquele de quem emana: «Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu» (Jo 17,10). Assim, pelo movimento natural da sua filiação, o Filho devolve ao Pai tudo o que dele possui e, nesta mútua doação, o Espírito Santo, que é caridade, procede do amor do Pai e do Filho como do seu único princípio de origem. Esta chama de amor infinito entre as três Pessoas completa a comunicação eterna da vida na Trindade. É esta a glória que Deus Se dá a Si mesmo, na intimidade sagrada da sua vida eterna (Beato Columba Marmion, abade).

Orai sem cessar: “Aprende a louvar o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Aprende a ter uma especial devoção pela Santíssima Trindade: creio em Deus Pai, creio em Deus Filho, creio em Deus Espírito Santo; espero em Deus Pai, espero em Deus Filho, espero em Deus Espírito Santo; amo a Deus Pai, amo a Deus Filho, amo a Deus Espírito Santo. Creio, espero e amo a Trindade Santíssima. Faz-nos falta esta devoção como um exercício sobrenatural da alma, que se traduz em atos do coração, ainda que nem sempre se verta em palavras” (Forja, 296).
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler