Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Evangelho de hoje, 26 de junho (Lc 9,51-62): “Jesus a caminho de Jerusalém”
Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou então mensageiros à sua frente, que se puseram a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para lhe preparar hospedagem. Mas os samaritanos não o queriam receber, porque mostrava estar indo para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?». Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado. Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: «Eu te seguirei aonde quer que tu vás». Jesus respondeu: «As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça». Então disse a outro: «Segue-me». Esse respondeu: «Permite-me primeiro ir enterrar meu pai». Jesus respondeu: «Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus». Um outro ainda lhe disse: «Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa». Jesus, porém, respondeu-lhe: «Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus».
COMENTÁRIO: Tiago e João disseram: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu que os consuma?» Jesus, porém, voltou-se e os repreendeu. Conta a história de um homem que transportava água da Índia, carregava dois cântaros um a cada lado pendurado no extremo de uma vara que se apoiava em seus ombros: Um era perfeito, e o outro tinha uma rachadura e perdia água. Este, triste, observava o outro tão perfeito e com vergonha e sentindo-se miserável, disse um dia ao seu amo: sinto muito, que por causa do meu defeito perca metade do meu conteúdo. Ele lhe respondeu: Quando voltarmos para casa repara nas flores que crescem no lado do caminho. E reparou: eram belíssimas flores, mas vendo que continuava a perder água, repetiu: Não sirvo, faço tudo mal. O senhor lhe respondeu: reparaste que as flores só crescem no teu lado do caminho? Isso porque eu sempre soube que em ti havia uma rachadura, então plantei sementes do teu lado e a cada dia que fazia este trajeto tu regavas as sementes e assim pude recolher estas flores para o altar da Virgem Maria. Sem ti e a tua maneira de ser, não seria possível esta beleza. Todos, de alguma maneira somos cântaros rachados, mas Deus conhece bem os seus filhos e nos dá a possibilidade de aproveitar as rachaduras, defeitos para alguma coisa boa. Assim o Apóstolo João, que hoje quer destruir, com a correção do Senhor se converte no apóstolo do amor nas suas cartas. Não se desanimou com as correções, senão que aproveitou o lado positivo do seu caráter impulsivo, a paixão, para o serviço do amor. Que nós, também sejamos capazes de aproveitar as correções, as contrariedades: sofrimento, fracasso, limitações, para “começar e recomeçar”, tal como São Josemaria Escrivá definia a santidade: “dóceis ao Espírito Santo para nos convertermos a Deus e sermos seus instrumentos”.
«Toda a história da Igreja com todos os seus problemas também nos demonstra como há uma terra fértil, a boa semente existe, e dá fruto!» (Bento XVI)
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
🙏Shalom! Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!