Evangelho de hoje, 26 de agosto (Mt 23,23-26): «Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo»
Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é que deveríeis praticar, sem, contudo, deixar aquilo. Guias cegos, filtrais o mosquito, mas engolis o camelo! Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo».
COMENTÁRIO: «A perfeição é interior». Os fariseus, para ostentar o seu respeito escrupuloso pela Lei, pagavam os dízimos inclusive das ervas. Era uma falsa manifestação de generosidade e de acatamento da Lei: o Senhor não a despreza nem a rejeita, apenas restabelece a ordem das coisas. É inútil cuidar os pormenores secundários, se não se cuidam as coisas fundamentais e verdadeiramente importantes: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Antes o Senhor tinha reprovado os fariseus pela sua hipocrisia nas práticas de piedade; aqui os adverte da sua simulação no terreno moral. Os Judeus faziam numerosas abluções de pratos, copos e objetos de mesa, segundo as condições requeridas sobre a pureza legal. A imagem utilizada aponta para um nível mais profundo: o cuidado da pureza moral que está no interior do homem. Esta é a que primordialmente interessa: limpeza de coração, retidão de intenção, coerência entre palavras e obras, etc..
Reflexão: “A purificação exterior é um resultado natural da transformação interior, e uma preocupação desmedida com a aparência externa, sem que haja uma verdadeira mudança de coração, caracteriza a hipocrisia”
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏