Reflexão do Evangelho 26/10/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 26 de outubro (Lc 13,22-30): «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita»
Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá:Não sei de onde sois.’ Então começareis a dizer: Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' Ele, porém, responderá:Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.”

COMENTÁRIO: «Participar no festim no reino de Deus». [Quando o pecador reconhece o seu pecado,] a graça divina faz nascer um arrependimento, uma compaixão e uma verdadeira sede de Deus tão grandes que o pecador, subitamente liberto do pecado e da dor, se levanta. O arrependimento purifica-nos, a compaixão prepara-nos, a verdadeira sede de Deus torna-nos dignos. Na minha forma de entender, estes são os três meios através dos quais as almas que pecaram na Terra vão para o Céu e são salvas. Qualquer alma pecadora deve ser curada por estes três meios; e, depois de curada, as suas feridas permanecem diante de Deus, não tanto como feridas, mas como sinais gloriosos. Em contrapartida da nossa punição na Terra pelo sofrimento e pela penitência, seremos recompensados no Céu pelo amor benfazejo de Nosso Senhor. Ele considera o pecado dos que O amam uma tristeza e um sofrimento; mas, devido à sua morte, este pecado não tem de os condenar. A recompensa que receberemos não é mínima, mas eminente, honrosa, gloriosa; deste modo, a vergonha transforma-se em glória e em alegria. Porque, na sua benevolência, Nosso Senhor não quer que os seus servos desesperem após as suas quedas frequentes e lamentáveis: as nossas quedas não O impedem de nos amar. Ele quer que saibamos que Ele é o fundamento de toda a nossa vida no amor e, mais ainda, que Ele é o nosso protetor eterno, defendendo-nos com força contra todos os inimigos que se encarniçam furiosamente contra nós. De fato, temos uma grande necessidade dele, pois damos frequentemente azo a isso pelas nossas quedas (Juliana de Norwich, mística inglesa).

Orai sem cessar: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.” (Mt 7,13-14)
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler