Reflexão do Evangelho 27/04/2025

2º Domingo da Páscoa (Festa da Divina Misericórdia)
“No mesmo dia em que ressuscita, Jesus aparece aos Seus discípulos e manifesta-lhes a Sua misericórdia, soprando sobre eles o Espírito Santo e oferecendo-lhes o dom da remissão dos pecados.”

Evangelho de hoje, 27 de abril (Jo 20,19-31): «Felizes os que creram sem ter visto!»
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: «A paz esteja convosco». Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. Jesus disse, de novo: «A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio». Então, soprou sobre eles e falou: «Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos». Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe: «Nós vimos o Senhor!». Mas Tomé disse: «Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!». Tomé respondeu: «Meu Senhor e meu Deus!». Jesus lhe disse: «Creste porque me viste? Bem-aventurados os que não viram, e creram!». Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

COMENTÁRIO: «[Jesus] soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo”». Jesus presenteou os seus apóstolos com a companhia do Espírito Santo, como está escrito: «Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”» (Jo 20,22-23). Esta segunda insuflação – uma vez que os pecados voluntários tinham apagado a primeira – teve lugar para que se cumprisse a Escritura, segundo a qual Ele subiu e soprou sobre o teu rosto, libertando-nos das tribulações. Mas «subiu» de onde? Dos infernos; pois o Evangelho diz-nos que foi depois da sua ressurreição que Ele soprou. Mas se Ele dá a graça nessa altura, dá-la-á ainda mais. É como se Jesus lhes dissesse: «Estou disposto a dar-vo-la desde já, mas o vosso copo ainda não está vazio; recebei toda a graça que podeis conter, mas esperai por mais: “Permanecei na cidade, até que sejais revestidos com a força do alto” (Lc 24,49). Tomai um pouco agora; depois tomareis tudo. Porque, muitas vezes, aquele que recebe possui apenas uma parte do dom; mas aquele que é “revestido” é envolvido por todos os lados pelo manto. Não tenhais medo das setas inflamadas do maligno, porque tereis convosco a força do Espírito Santo (Ef 6,16-18)» – (São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja).

Orai sem cessar: “Jesus ressuscitou, aleluia! Verdadeiramente ressuscitou, aleluia!”
Santa Faustina e São Paulo II, rogai por nós, pelo fim da Pandemia, pela Igreja de Cristo e pela paz no mundo inteiro!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏❤‍🔥

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler