Reflexão do Evangelho 27/10/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 27 de outubro (Lc 13,22-30): «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita»

Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: `Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: `Não sei de onde sois.’ Então começareis a dizer: `Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.”

COMENTÁRIO: «Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?» Questionado sobre quem deveria ser salvo Jesus não respondeu a pergunta que lhe fizeram, mas deu um direcionamento oportuno: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Muitos tentarão entrar e não conseguirão”. A porta estreita é, portanto, a porta da justiça, quando vivemos conforme à vontade de Deus e nos submetemos a Ele em espírito e em verdade, isso é, na oração e na realidade da nossa vida diária. Bem podemos nos iludir se escolhermos as estradas largas deste mundo, feitas de comodismos e preferências, prazeres e lazeres, acumulações e poderes… Ao contrário, nossos amigos, os santos, já nos apontaram a trilha na direção oposta: trabalho e disciplina, serviço aos pequeninos, amor ao próximo, obediência a Deus. Ninguém se iluda! “Esforçai-vos entrar pela porta estreita”: um alerta para os cristãos que se fiam e gloriam em cumprir os preceitos da Igreja (missas dominicais, sacramentos, orações), mas não conseguem viver em paz com a família, no trabalho, na sociedade e arrastam ódios intermináveis pela vida afora. A porta estreita implica também no nosso esforço em superar a nossa inclinação para uma vida fácil, para fugir dos problemas e dos sacrifícios pessoais vivendo somente o prazer, o ter, o poder. O próprio Senhor nos mandou pedir: «Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á!»

Orai sem cessar: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.” (Mt 7,13-14)

À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler