Reflexão do Evangelho 28/01/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 28 de janeiro (Mc 4,35-41): «Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?»
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: «Passemos para a outra margem!”». Eles despediram as multidões e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: «Mestre, não te importa que estejamos perecendo?». Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: «Silêncio! Cala-te!» O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. Jesus disse-lhes então: «Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?». Eles sentiram grande temor e comentavam uns com os outros: «Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?».

COMENTÁRIO: O desespero que leva à revolta contra Deus! A atitude de covardia e incredulidade dos discípulos, diante da tempestade, muitas vezes também é a nossa. Nas provações, além de sermos tentados, podemos acabar tentando a Deus e desafiando-o a realizar as nossas vontades. Unimos nosso coração ao Imaculado Coração de Maria. Ela nos serve de luz para compreender o Evangelho de hoje, em que São Marcos relata a tempestade durante a qual Jesus dorme e os discípulos se desesperam. Apavorados, eles questionam Nosso Senhor: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Com essa pergunta, os discípulos estão, na prática, tentando Jesus e desafiando-o. Isso nos mostra que muitas vezes, diante das provações, além de sermos tentados, também acabamos tentando a Deus e desafiando-o a realizar as nossas vontades. Depois de acalmar a tempestade, Jesus se dirige aos discípulos condenando sua covardia: “Por que sois tão medrosos?” Ou seja, a atitude dos discípulos os leva a serem tratados como almas covardes que se amedrontam diante das cruzes e se revoltam contra Deus. Assim também nós, por vezes somos corajosos de forma desrespeitosa com Deus, e covardes de forma vergonhosa diante dos poderes deste mundo. No entanto, essa nossa fraqueza pode ser superada por meio da fé, como diz Jesus aos discípulos incrédulos: “Ainda não tendes fé?” Nesse sentido, o Imaculado Coração da Virgem Maria é o grande modelo daquela que verdadeiramente acreditou e não se acovardou diante da cruz. Mesmo sofrendo, Maria permaneceu de pé no Calvário. Ela enfrentou corajosamente a morte, a dor e a miséria, e entregou-se confiantemente na fé, sem desafiar a Deus. Que ela interceda por nós, a fim de que creiamos cada vez mais.

Orai sem cessar: “Não me abandoneis, Senhor. Ó meu Deus, não fiqueis longe de mim. Depressa, vinde em meu auxílio, Senhor, minha salvação!” (Sl 37,22-23)
Santo Tomás de Aquino, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler