Reflexão do Evangelho 28/07/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje 28 de julho, (Mt 13,18-23): «Jesus explica a parábola do semeador»
Naquela ocasião, disse Jesus a seus discípulos: «Vós, portanto, ouvi o significado da parábola do semeador. A todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração; esse é o grão que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado nas pedras é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega tribulação ou perseguição por causa da palavra, ele desiste logo. O que foi semeado no meio dos espinhos é quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele fica sem fruto. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta».

COMENTÁRIO: Hoje, Jesus nos fala de um semeador que «saiu a semear» e aquela semente era precisamente «a Palavra de Deus». Mas «crescendo ao mesmo tempo, os espinhos a sufocaram». Há uma grande variedade de espinhos. «Aquilo que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas vivendo em meio às preocupações, as riquezas e os prazeres da vida, são sufocados e não chegam a amadurecer». Senhor, por acaso sou culpável de ter preocupações? Já quisera não tê-las, mas vêm por todas partes! Não entendo por que hão de me privar da sua Palavra, se não são pecado, nem vicio, nem defeito. Por que esquece que Eu sou o seu Pai e deixa-se escravizar por uma manhã. «Se vivêssemos com mais confiança na Providência divina, seguros com uma fé firmíssima, dessa proteção diária que nunca nos falta, quantas preocupações ou aflições pouparíamos! Desapareceria uma quantidade de quimeras que, na boca de Jesus, são próprias dos pagãos, dos homens mundanos (Lc 12,30), das pessoas que são carentes de sentido sobrenatural. Eu quisera gravar a fogo na vossa mente -nos diz São Josemaria] que temos todos os motivos para andar com otimismo nesta terra, com a alma desasida de tudo de tantas coisas que parecem imprescindíveis, já que vosso Pai sabe muito bem o que necessitais! (Lc 12,30), e Ele vos provê de tudo». Disse Davi: «Depõe no Senhor os teus cuidados e, ele te susterá» (Sal 54,23). Assim fez São José quando o Senhor o provou: reflexionou, consultou, orou, tomou uma resolução e deixou tudo nas mãos de Deus. Quando veio o Anjo -comenta Mn. Ballarín-, não quis despertá-lo e falou em sonhos. Enfim, «Eu não devo ter mais preocupações que a tua Glória…, numa palavra, teu Amor» (São Josemaria Escrivá).

Orai sem cessar: “Senhor, conservo no fundo do coração tua Palavra!” (Sl 118,11)
Preciosíssimo Sangue de Jesus, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler