Reflexão do Evangelho 28/08/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 28 de agosto (Lc 14,1.7-14): «A humildade agrada o coração de Deus, pois nos livra do orgulho»
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

COMENTÁRIO: «Os convidados escolhiam os primeiros lugares»! A humildade é tão necessária para a salvação, que Jesus aproveita qualquer circunstância para a pôr em relevo. Aqui se serve das atitudes que observa entre os assistentes àquele banquete para insistir de novo que no Banquete Celeste é Deus quem nos designa o lugar. «A consciência da grandeza da dignidade humana, de um modo eminente e inefável, pois fomos, pela ação da graça, constituídos filhos de Deus, é no cristão uma só coisa com a humildade, visto que não são as nossas forças que nos salvam e nos dão a vida, mas o favor divino. É uma verdade que nunca se pode esquecer» (Cristo que passa, n° 133). O cristão se move no mundo como uma pessoa corrente; mas o fundamento do convívio com os seus semelhantes não pode ser nem a recompensa humana nem a vanglória; deve buscar, antes de mais, a glória de Deus, sem pretender outra recompensa que a do Céu!

Orai sem cessar: O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido? (1Cor 4,7)
À Jesus toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler