Reflexão do Evangelho 28/12/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Festa dos Santos Inocentes, Mártires!
Vítimas da ferocidade de Herodes, muitos pequeninos foram assassinados. A respeito deles, comenta Fulton Sheen: “Esses inocentes morreram pelo Rei que eles nunca conheceram. Como cordeirinhos, morreram pelo Cordeiro, os protótipos de uma longa procissão de mártires – essas crianças que nunca lutaram, mas foram coroadas”.

Evangelho de hoje, 28 de dezembro (Mt 2,13-18): «A matança dos Santos Inocentes»
Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo». José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: «Do Egito chamei o meu filho». Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: «Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais».

COMENTÁRIO: Filhos e testemunhas de Cristo! Porque temes, ó Herodes, ao ouvir dizer que nasceu um rei? Ele não vem destronar-te, vem vencer o demônio. Mas tu não compreendes, tens medo, enfureces-te e, tentando matar esta criança, tornas-te cruel assassino de um grande número de infantes. Nada te detém, nem o amor das mães lavadas em lágrimas, nem o luto dos pais que choram os seus filhos, nem os gritos e os gemidos das próprias crianças: massacras o corpo destes pequenos porque o medo te matou o coração; e julgas que, se conseguires realizar os teus objetivos, viverás muito tempo, quando Aquele que queres matar é a própria vida. Aquele que é a fonte da graça, que é simultaneamente pequeno e grande, deitado numa manjedoura, faz tremer o trono onde te sentas; Ele realiza os seus desígnios através de ti, mas os realiza apesar de ti; Ele acolhe os filhos rebeldes e faz deles seus filhos por adoção. Esses pequenos morrem por Cristo sem o saberem; seus pais choram a morte de mártires. Ainda não sabiam falar, mas Cristo fez deles suas testemunhas. Assim reina este Rei, que opera já a libertação, que já dá a salvação. Tu, porém, ó reizinho Herodes, ignoras tudo isso; tu assustas-te e enfureces-te. E, irando-te contra uma criança pequena, colocas-te ao seu serviço sem o saber. Que grande é o dom da graça! Por que méritos conquistaram estas crianças a vitória? Ainda não sabem falar, e já confessam a Cristo. Sendo ainda fisicamente incapazes de empreender o combate, conquistam já a palma da vitória (São Quodvultdeus, bispo de Cartago)

Reflexão: «Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso, assim como nós, que temos medo de que Deus, nosso Rei e Senhor, exija de volta o trono que dele usurpamos.»
Santos inocentes, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler