Evangelho de hoje, 29 de janeiro (Mc 4,21-25): «Brilhe a vossa luz diante dos homens»
Jesus lhes dizia: «Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro? De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!» Jesus dizia-lhes: «Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros, servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem».
COMENTÁRIO: «Àquele que tem, será dado; e ao que não tem, mesmo aquilo que tem lhe será tirado». Há nesta parábola um duplo ensinamento. Por um lado, a doutrina de Cristo não deve ficar escondida, mas ser pregada no mundo inteiro. Encontramos o mesmo ensinamento noutros passos dos Evangelhos: «O que ouvis em segredo, apregoai-o nos terraços»; «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho…». O outro ensinamento desta parábola é que o Reino que Cristo anuncia tem tal força de penetração em todos os corações que, no fim da história, quando Jesus vier de novo, não ficará uma só ação do homem, a favor ou contra Cristo, que não passe a ser pública e manifesta. O Senhor não Se cansa de pedir aos Apóstolos, germe da Igreja, que prestem atenção à doutrina que ouvem: estão a receber um tesouro do qual deverão dar contas. «Aquele que tem dar-se-á…»: a quem corresponde à graça dar-se-lhe-á mais graça ainda e abundará cada vez mais; mas o que não faz frutificar a graça divina recebida, ficará cada vez mais empobrecido. Por isso, à medida das virtudes teologais é não ter medida: «Se dizes basta, já morreste» (Santo Agostinho). Uma alma que queira progredir no caminho interior fará sua esta oração: «Senhor: que eu tenha peso e medida em tudo… menos no Amor!» (Caminho, n° 427).
Orai sem cessar: “Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais”.
São Giuseppe (José) Freinadmetz, rogai por nós, pelo Brasil, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

