Reflexão do Evangelho 29/07/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Celebramos hoje a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro, hospedeiros do Senhor
“Lázaro e suas duas irmãs, Marta e Maria, eram amigos fraternos de Jesus de Nazaré. Viviam em Betânia, a cerca de três milhas de Jerusalém, e Jesus, muitas vezes, se hospedava na casa deles..”

Evangelho de hoje, 29 de julho (Jo 11, 19-27): «Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo!»
Naquela ocasião, muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro d’Ele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires à Deus, Ele Te concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês nisto?” Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

COMENTÁRIO: «Porque choras?» Chorem, os que não podem ter a esperança da ressurreição; não é a vontade de Deus que lhes tira essa esperança, mas a dureza daquilo em que acreditam. Tem de haver uma diferença entre os servos de Cristo e os pagãos. Eis o que é essa diferença: estes choram os seus pensando-os mortos para sempre; não podem assim pôr fim às suas lágrimas, não encontram descanso para a tristeza: enquanto para nós, servos de Deus, a morte não é o fim da existência, mas o fim da nossa vida. Dado que a nossa existência é restaurada por uma condição melhor, que a chegada da morte nos varra, portanto, todos os choros. Quão maior será a nossa consolação, por acreditarmos que as boas ações que fizermos prometem melhores recompensas depois da morte. Os pagãos têm a sua consolação: para eles a morte é um repouso para todos os males. Como pensam que os seus mortos estão privados de fruir a vida, pensam também que ficam privados de toda a faculdade de sentir e libertos da dor das duras e contínuas tribulações que se sofre nesta vida. Mas nós, assim como devemos ter um espírito mais elevado por causa da recompensa esperada, devemos também suportar melhor a dor graças a essa consolação. Os nossos mortos não foram enviados para longe de nós, mas apenas antes de nós – eles a quem a morte não tragará, mas a quem a eternidade receberá (Santo Ambrósio, bispo de Milão, doutor da Igreja).

Reflexão: “A morte é a passagem da vida terrena a vida eterna. É por isso que os santos viam este acontecimento de uma perspectiva distinta da visão do mundo.”
Santos Marta, Maria e Lázaro, hospedeiros do Senhor, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos nossos irmãos da região Sul!
Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler