Reflexão do Evangelho 29/09/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

«Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos»

Evangelho de hoje, 29 de setembro (Jo 1,47-51): «Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos»
Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade! Natanael disse-lhe: De onde me conheces? Jesus respondeu: Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi. Natanael exclamou: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!» Jesus lhe respondeu: Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas. E disse-lhe ainda: Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

COMENTÁRIO: Celebramos hoje a festa dos santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Os anjos são os nossos pastores; não só levam a Deus as nossas mensagens, como também trazem até nós as mensagens que Deus nos envia. Eles nos alimentam a alma com doces inspirações e comunicações divinas; sendo bons pastores, protegem-nos e defendem-nos dos lobos, isso é, dos demônios. Com as suas inspirações secretas, os anjos proporcionam à alma um conhecimento mais elevado de Deus; inflamando-a de uma chama mais viva de amor a Ele, chegam até a deixá-la ferida de amor. A luz de Deus ilumina o anjo, penetrando-o com o seu esplendor e inflamando-o com o seu amor, porque o anjo é um espírito puro, completamente disponível para essa participação divina. Ao homem, porém, ilumina-o habitualmente de maneira obscura, dolorosa e penosa, porque o homem é impuro e fraco. Mas quando o homem se torna verdadeiramente espiritual e se deixa transformar pelo amor divino que o purifica, recebe a união e a amorosa iluminação de Deus com uma suavidade semelhante à dos anjos. Lembrai-vos de que é vão, perigoso e funesto exultarmos com algo que não seja um serviço a Deus, e considerai a infelicidade dos anjos que exultaram e se comprazeram com a sua própria beleza e seus próprios dons naturais; pois foi esse o motivo por que alguns deles caíram, privados de toda a beleza, no fundo dos abismos (São João da Cruz, carmelita descalço, doutor da Igreja).

Leia a Bíblia: “A Igreja celebra hoje a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael: Miguel (quem é como Deus) é o arcanjo que combateu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo. Gabriel (força de Deus) revelou a Daniel os segredos dos planos divinos, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria, a encarnação do Filho de Deus, Jesus. Rafael (Deus curou) acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego”
Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, defendei-nos no combate!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler