Reflexão do Evangelho 29/10/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 29 de outubro (Lc 14,1.7-11): «Quem se exalta será humilhado, quem se humilha será exaltado»
Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então lhes contou uma parábola: «Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’ Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado».

COMENTÁRIO: «Amigo, sobe mais para cima». Ó humildade, linda flor, reparo quão poucas almas te possuem; será por seres tão bela e, ao mesmo tempo, tão difícil? Oh, sim, por uma e outra coisa. É o próprio Deus quem nela Se vem deleitar. É para a alma humilde que estão abertas as portas do Céu e sobre ela se derrama todo um mar de graças. Oh, como é encantadora a alma humilde! Do seu coração, como de um turíbulo, eleva-se todo aquele perfume, extremamente agradável, que, passando as nuvens, atinge o próprio Deus, enchendo de júbilo o seu sacratíssimo coração. Deus nada recusa a uma tal alma; que assim se torna omnipotente e influi no destino do mundo inteiro; Deus exalta-a até ao seu trono e, quanto mais ela se humilha, tanto mais para ela Deus Se inclina, perseguindo-a com as suas graças e acompanhando-a em todos os momentos com a sua omnipotência. Uma alma assim está unida a Deus da maneira mais funda. Ó humildade, radica-te no mais fundo de todo o meu ser! Ó Virgem puríssima, e, todavia, a mais humilde, ajudai-nos a conseguir uma profunda humildade. Agora compreendo porque há tão poucos santos: é que existem poucas almas profundamente humildes (Santa Faustina Kowalska, religiosa – Diário, Fátima, 2003, § 1306).

Orai sem cessar: “Revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes” (1Ped 5,5).
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler